Como brincar de pique-bandeira

 

Brincadeira de criança, como é bom… Melhor ainda quando as brincadeiras ensinam as crianças noções de estratégia e trabalho em equipe, como é o caso do jogo Pique-Bandeira, também conhecido como bandeira, bandeirinha, bimbarra e rouba bandeira.

 

O jogo tem como objetivo fazer com que as equipes tracem estratégias para pegar a bandeira no campo do time adversário. Para isso, é necessário ter quatro ou mais participantes – sempre em número par para que sejam divididos em duas equipes com número igual de jogadores.

O local da brincadeira pode ser uma quadra, campo ou até mesmo uma rua sem trânsito. O material necessário são duas bandeiras (ou algum outro objeto que simbolize a bandeira) e giz para desenhar o campo dos dois times.

Para começar a brincadeira, os participantes são divididos em duas equipes, uma em cada lado da quadra e as bandeiras são fincadas na linha de fundo de cada campo. Para pegar a bandeira do outro time, os jogadores devem atravessar seu campo correndo, tomando cuidado para não serem pegos pelos seus adversários. Caso isso ocorra, o jogador capturado ficará preso próximo à bandeira, até que os jogadores do seu time consigam tocá-lo e libertá-lo.

Além de tentar pegar a bandeira adversária, o time também tem que se preocupar em proteger sua própria bandeira, para que não seja roubada. Ganha o time que conseguir pegar a bandeira adversária e levar para o seu próprio campo. Bom divertimento!

 

Comentários

comentários