INSS – Como marcar a Perícia Médica

Todos os trabalhadores tem direito a ter seus contratos de trabalho registrados em CTPS (Carteira de Trabalho e Previdência Social), como o nome do documento sugere ele é interligado ao órgão publico conhecido como INSS, responsável pela manutenção  de todos os benefícios concedidos aos trabalhadores junto ao Governo Federal.

As empresas pagam os impostos e mesmo o trabalhador também tem suas obrigações, mas na hora em que os benefícios são necessários os contribuintes são ressarcidos. Alguns dos benefícios são reembolsados quando o trabalhador não pode mais exercer suas funções normais, são conhecidos como auxílio-doença. Também existe a modalidade de auxílio maternidade e a própria aposentadoria.

Para receber o auxilio doença é necessário que o trabalhador se submeta à perícia médica, isso acontece após os 15 dias de afastamento em que a empresa é responsável ainda pelo pagamento ao funcionário. Em geral o primeiro encaminhamento é feito pela empresa, mas caso o empregado precise de mais tempo de afastamento é necessário passar por nova perícia e ela deve ser agendada diretamente no site da Previdência Social (INSS), para solicitar pela primeira vez o agendamento de sua perícia médica basta entrar no endereço que separamos aqui. Se caso você já tenha feito uma perícia é só entrar com o número de seu benefício na área de agendamento, clicando aqui.

Comentários

comentários